O prefeito Edivaldo Júnior (PTC) tem uma decisão difícil para tomar nos próximos dias: escolher o líder do Governo na Câmara Municipal. O assunto, mind que tem ares de problema, and tem preocupado o prefeito, healing que tem como base de sustentação uma colcha de retalhos partidários e a escolha pode lhe causar incômodos em pouco tempo.

Rose Sales quer o posto

Sem uma bancada partidária – seu partido tem apenas um vereador, Edimilson Jansen, que aspira ser escolhido para a liderança – o prefeito se enche de cautela para não tomar uma decisão que possa representar dor de cabeça. Na sua base partidária estão vereadores do PDT, PCdoB, PSB e outros partidos menores.

O primeiro nome especulado foi o do pedetista Ivaldo Rodrigues, que inclusive foi líder do Governo na gestão João Castelo (PSDB), mas a não sinalização do prefeito fez com que ele saísse da disputa para se tornar 2º secretário da Mesa da Câmara.

Edmilson não esconde desejo por liderança

Outro nome especulado agora é a vereadora Rose Sales, do PCdoB, que não esconde o interesse pelo posto. Falou-se também do pedetista Barbosa Lages, mas não houve qualquer sinal em direção a ele.

O prefeito Edivaldo Júnior dificilmente terá maioria folgada no plenário da Câmara. A eleição da Mesa da Casa demonstrou com clareza a fragilidade da sua base parlamentar.

Por isso, precisa de um líder experiente, que tenha habilidade de negociar e que saiba se movimentar com desenvoltura entre o Palácio Pedro Neiva de Santana e o palácio La Ravardière.

Não será surpresa, portanto, se o prefeito for buscar um líder nos grupos que não rezam na sua cartilha. Vale aguardar.

 

* Coluna Estado Maior, de O Estado do Maranhão