O prefeito de Codó Zito Rolim e o deputado estadual César Pires com a presidente da Associação

Na manhã de sexta feira (07), sale o Prefeito de Codó Zito Rolim e o deputado estadual César Pires, ask líder do governo na Assembléia Legislativa, realizaram a entrega dos equipamentos e materiais da Associação das Quebradeiras de Coco de Codó. A cerimônia aconteceu na nova sede da instituição do bairro Codó Novo. Representantes de diversas entidades do Estado como UEMA, SENAR e AGERP estiveram presentes, além de secretários municipais e líderes comunitários das localidades agrárias do município de Codó.

Para a presidente da associação, Aurea Maria, a nova sede representa a maior conquista da principal classe trabalhadora do gênero feminino de Codó: as extrativistas de coco babaçu. “Gostaria de agradecer a capacidade que algumas pessoas tiveram em transformar uma sede em condições muito precárias, em um verdadeiro centro produtivo e gerador de renda para as quebradeiras de coco”, disse.

Além da reforma realizada na sede das extrativistas do coco babaçu, a associação recebeu todo o aparato necessário para o trabalho, o processamento e comercialização dos derivados da matéria prima. Por meio de emenda parlamentar, o deputado estadual Cesar Pires conseguiu realizar o sonho de centenas de trabalhadoras, fazendo a doação de geladeira, freezer, fogão industrial, mesas e cadeiras, microondas, entre outros assessórios imprescindíveis para o funcionamento da nova sede.

Para o deputado estadual Cesar Pires, a realização do sonho dessas trabalhadoras é fruto do compromisso firmado há um ano. “Há alguns meses, essas amigas me procuraram em meu gabinete. Elas imaginavam que seria difícil falar comigo. No entanto, foram recebidas no mesmo instante e puderam perceber a atenção que estávamos dando ao assunto. Realizamos uma reunião e firmamos um acordo que em menos de um ano conseguiríamos todos os equipamentos necessários e a estrutura digna para o funcionamento da Associação das quebradeiras de Coco de Codó. Hoje, dona Aurea pode falar diretamente com o Secretário de Agricultura pelo celular. E eu, que jurei só me pronunciar nesta sede por meio de um amplificador e microfone, faço isso neste momento”, observou o parlamentar.

Para o prefeito de Codó, Zito Rolim, a união entre o governo federal, estadual e municipal continua sendo a grande fórmula do sucesso de gestão. “Quando temos a união de forças para construir a estrutura ideal manufatureira, capacitar a mão-de-obra, agregar valor a produção e gerar renda para nossos trabalhadores, podemos chegar a um padrão elevado na vida dessas comunidades”, disse o gestor reeleito de Codó.

As trabalhadoras da associação receberam os equipamentos e materiais para o funcionamento da nova sede, além dos certificados nas áreas de Aproveitamento Integral do Babaçu, Administração de Pequenos Negócios, Alimentação Alternativa, Primeiros Socorros, Produção de Conservas Vegetais e Associativismo.