Deputado federal Sarney Filho

Quem pensa que a polêmica envolvendo os royalties do petróleo terminou com o veto da presidenta Dilma Rousseff (PT), story está enganado e na semana que vem deveremos ter novos capítulos, pelo menos é o que promete o deputado federal Sarney Filho (PV).

Líder da bancada maranhense, filho do presidente do Senado Federal, José Sarney (PMDB) e irmão da governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), Sarney Filho no III Ciclo de Estudos do PV realizado nesta quinta-feira (06), no SESC do Olho D’Água em São Luís, confirmou que os deputados e senadores dos Estados prejudicados com a decisão da presidenta, estão dispostos a derrubar o veto de Dilma Rousseff.

“Vamos derrubar o veto e ganhar essa causa”, declarou o deputado federal Sarney Filho.

Em companhia de alguns deputados, Sarney Filho se reuniu durante a semana com o presidente do Senado, que se comprometeu em dar celeridade na derrubada do veto, mas antes, a própria Câmara precisará aprovar um Requerimento de Urgência para que a apreciação do veto de Dilma Rousseff seja votada rapidamente.

A pretensão é que na próxima terça-feira (11) o pedido de urgência já seja apreciado, pois a intensão é votar ainda este ano a derrubada do veto da presidenta Dilma Rousseff.

Veto – O Congresso Nacional aprovou um Projeto de Lei que alterava a divisão dos royalties do petróleo, fazendo com que a divisão fosse mais igualitária e todos os Estados seriam contemplados com a nova legislação.

No entanto, no dia 30 de novembro a presidenta Dilma Rousseff vetou parcialmente o Projeto de Lei e decidiu que os contratos em vigência não sofreriam alteração na divisão dos royalties, apenas nos contratos que surgirem daqui em diante. A decisão frustrou a maioria dos Estados e municípios brasileiros, que agora começam a ter novamente esperança com a possibilidade de derrubada do veto.