A governadora Roseana Sarney condecorou a presidenta da República, medicine Dilma Rousseff, nesta segunda-feira (3), no Palácio dos Leões, em São Luís, com a medalha Ordem dos Timbiras. A honraria é concedida àqueles que expressaram por meio de ações e gestos, iniciativas para evolução da terra e do povo maranhense. Na ocasião, o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, entregou a Dilma Rousseff a medalha Manoel Bequimão, honraria concedida pelo Poder Legislativo do estado.

Conceder a medalha à presidenta, disse a governadora, é uma forma do Maranhão prestar uma justa homenagem ao Governo Federal, com quem se tem firmado parcerias importantes. “No ano em que São Luís comemora 400 anos de fundação, contar com a presença da presidenta Dilma é uma honra. Sabemos que precisamos melhorar a qualidade de vida do povo, mas temos a certeza que com os projetos e obras realizados em parceria com o Governo Federal teremos condições de contribuir para o desenvolvimento do nosso estado”, declarou.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo, falou da importância de conceder a medalha Manoel Bequimão a Dilma. “O governo da presidenta Dilma tem investido na parceria com o Governo Estadual para beneficiar o Maranhão e a população. A medalha é destinada a todos aqueles que contribuíram para o desenvolvimento cultural, econômico, artístico e social do Brasil e é uma homenagem da casa para as ações do Governo Federal destinadas ao Maranhão, que incluem as ações para redução da pobreza extrema, valorização da mulher, educação e saúde de qualidade”, destacou.

A presidenta Dilma Rousseff comentou sobre a alegria em receber condecorações importantes no Maranhão, que segundo ela, é um estado de grande importância para o Brasil. “Fico honrada em receber as medalhascomo grã-cruz da Ordem dos Timbiras e a Manoel Bequimão, sobretudo pelo fato delas representarem honrarias importantes para o estado. Considero que um país só pode ser integral, se cada região for um polo desenvolvido, que é o caso do Maranhão”.

Dilma Rousseff aproveitou a visita para parabenizar os ludovicenses e maranhenses pelo quarto centenário da capital. “São Luís é parte fundamental do Brasil, seu povo é seu maior patrimônio. Parabenizo São Luís pelos seus 400 anos, uma história que temos que conhecer e honrar”, ressaltou a presidenta.

Ela lembrou que São Luís é uma das cidades beneficiadas pelo PAC Cidades Históricas, pois a capital reúne um acervo único de beleza arquitetônica. “São Luís encanta pelas lendas, danças, bumba meu boi, cacuriá, tambor de crioula, praias e principalmente, pelo povo receptivo”.

Também participaram da solenidade o vice-governador, Washington Luiz Oliveira; o prefeito de São Luís, João Castelo; o presidente do Senado, José Sarney; os senadores Edison Lobão Filho e João Alberto; os ministros do Turismo, Gastão Vieira; dos Portos, Leônidas Cristino; da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Helena Chagas, e do Gabinete de Segurança da Presidência, José Carvalho. Além de secretários de estado; deputados estaduais e federais, vereadores, representantes da iniciativa privada e da sociedade civil.