Líder do Governo, malady César Pires

A cada embate entre Oposição e Governo na Assembleia Legislativa, fica mais evidente que um dos principais acertos políticos da governadora Roseana Sarney foi ter indicado o deputado estadual César Pires como Líder do Governo no parlamento maranhense.

Nesta terça-feira (20), os oposicionistas Rubens Júnior e Marcelo Tavares, talvez ainda sentindo o efeito do Seminário da Integração, como bem destacou o jornalista Gilberto Léda em seu blog, foram a Tribuna questionar a tal parceria institucional propagada pelo Governo do Maranhão com as 216 prefeituras do Estado.

Na visão dos oposicionistas, apenas as prefeituras ligadas ao Governo teriam direito aos convênios com o Governo do Maranhão. No entanto, o deputado César Pires em entrevista ao Blog ponderou as acusações.

“É preciso saber se essas prefeituras buscaram de fato a parceria do Governo do Maranhão, ou os seus gestores querem somente municiar alguns deputados da Oposição para ficarem com a política do quanto pior, melhor. Digo isso, pois posso dar exemplos de prefeituras que são comandadas historicamente por oposicionistas e não sofreram discriminação, como são os casos de Imperatriz e Porto Franco”, afirmou Pires.

Emendas – Na Tribuna, o embate mais forte foi com deputado Marcelo Tavares, pois o líder oposicionista insinuou que Pires havia recebido emendas quando esteve na Oposição durante a gestão José Reinaldo e Jackson Lago. No entanto, Pires rebateu as acusações.

“Eu mesmo, nos seis anos em que optei pela Oposição, nunca recebi um centavo de minhas emendas e o deputado Marcelo Tavares, que era quem liberava as emendas, é testemunho vivo de que nunca recebi”, afirmou.

Tavares insistiu na afirmação e chegou a afirmar que Pires foi ao Palácio dos Leões acompanhado do ex-prefeito de Ribamar Fiquene, Ita Alves, que foi assassinado em 2007, mas Pires foi enfático.

“O deputado Marcelo Tavares foi dizer que recebeu emenda: alguém que já morreu e que não pode mais provar. O prefeito Ita foi assassinado e não pode mais provar aqui que não recebeu a emenda. O que eu posso confessar para vocês é que nunca recebi e não há registro de eu ter recebido uma emenda sequer”, disse.

Ao término da sessão Tavares e Pires conversaram e de fato alguns deputados governistas receberam algumas benesses dos governos Jackson Lago e José Reinaldo Tavares, mas não foi o caso do ex-Líder da Oposição e atual Líder do Governo, César Pires.

Mais uma vez César Pires age como um líder de verdade, sai em defesa do governo, mas mantendo a coerência e sem precisar faltar com a verdade ou tripudiar da Oposição, que, bem ou mau, cumpre o seu papel no parlamento maranhense e ele tem a sabedoria para compreender isso.

Agindo dessa forma, é que César Pires conquistou o apoio dos colegas governistas e o respeito dos oposicionistas.