Deputado Hélio Soares

O chamado “fogo amigo” correu solto na Sessão Ordinária desta segunda-feira (19) na Assembleia Legislativa. O deputado estadual Hélio Soares (PP) fez duras críticas a alguns secretários do Governo do Maranhão e que pretendem disputar as eleições em 2014.

“Deputados, medical eu antevejo dificuldades para nós, pharmacy principalmente que compomos a base do governo ou a base governamental. Nós estamos diante de situações até constrangedoras, temos nos deparados e temos acompanhado que todos os secretários são candidatos a deputado estadual e federal, quase todos, e antevejo aqui muitas individualidades, pois muitos secretários ficam no ar condicionado e, depois que os prefeitos se elegem ou se reelegem, aparecem os ‘lobistas’ que muitas vezes são chefes de gabinetes e vão buscar prefeito tal, prefeito tal, prefeito tal, e aí é só facilidade, é só alegria. Isso é uma verdadeira covardia. Já chega disso”, disse da Tribuna o parlamentar.

Hélio Soares ainda assegurou, que alguns secretários de maneira sorrateira dizem aos prefeitos assediados, no sentido de convencer eles trocarem de opção para 2014, que alguns deputados não conseguem sequer falar com a governadora Roseana Sarney. O parlamentar ainda afirmou que alguns estão utilizando as secretarias para serem candidatos nas próximas eleições.

“Não podemos mais admitir que uma pessoa tome conta de uma secretaria para se autopromover ou galgar aquilo que ele quis: ser deputado federal ou estadual. Não sou contra ninguém ser candidato, ninguém do governo, oxalá que todos fossem, mas não usar a máquina do governo como eu antevejo aqui em algumas secretarias. É muita coisa na mão de poucos e faltando tudo na mão de quase todos.”, afirmou Hélio Soares.

Deputado Marcos Caldas

Apartes – Em aparte, o deputado estadual Marcos Caldas (PRB) também não poupou críticas aos que suspostamente serão beneficiados para a disputa eleitoral em 2014.

“Fico até com receio quando ouço um deputado dizer que ajudou a eleger tantos prefeitos, pois quando os secretários vão para cima dos prefeitos para tomar eles vão com vontade e tomam. Mas além dos secretários, também tem muitos genros, genro, irmão e cunhado”, alfinetou Caldas.

Também em aparte, o deputado Tatá Milhomem (PSD) concordou com Hélio Soares e não poupou nem mesmo a governadora, mas ressaltou que é preciso ter coragem e não ficar apenas reclamando da Tribuna.

“O que eu acho deputado Hélio é que nada se faz em uma secretaria que não seja com aval do governador em exercício, da governadora. Nós não podemos jogar a culpa em cima do secretário, nós teríamos que jogar sim, em cima do chefe do executivo, se assim o fosse. Tem muitos colegas nossos que têm prefeitos tomados, tomados na marra para votar em cicrano ou beltrano, isso é dolorido. Na minha primeira eleição, me pediram que eu cedesse, que eu me afastasse de nada menos que cinco prefeituras. Então, eu concordo com vossa excelência, agora é preciso peitar, pois ou o senhor e os deputados engrossam o cangote ou a vaca vai para o brejo”, disse Milhomem.

No entanto, Hélio Soares fez questão de destacar que a crítica não atinge aos deputados estaduais que estão licenciados e ocupam o cargo de secretário no Governo do Maranhão. Para Soares estes deputados estão participando de acordo políticos para que outros colegas assumissem vagas na Assembleia e na Câmara Federal.

Sendo assim, quais seriam os secretários que almejam trocar o executivo pelo legislativo em 2015?