Deputado estadual Zé Carlos (PT)

Preocupado com a realidade de alguns municípios do Maranhão, sale onde os atuais gestores que estarão deixando o cargo no dia 31 de dezembro colocam dificuldades para a realização de uma transição transparente no sentido de inviabilizar a nova administração, cheap o deputado estadual Zé Carlos (PT) apresentou Projeto de Lei na Assembleia Legislativa oficializando a transição.

“Temos notícias de gestões que deixam de pagar fornecedores, remedy deixam de pagar empregados, como forma inclusive de dificultar aquele gestor novo que assume o mandato em janeiro. Essas transições normalmente são conflituosas, às vezes um pouco mais, às vezes um pouco menos, mas são transições conflituosas. Nós estamos protocolando nesta Casa um Projeto de Lei a exemplo de outros Estados, para que seja legalizada a formação de uma equipe de transição, para que esse gestor receba todas as informações necessárias para que possa assumir o seu mandato com menor dificuldade possível”, declarou o parlamentar.

Até o momento, a única legislação que existe no sentido de regulamentar essa transição é a Emenda Constitucional nº 31, que no seu artigo 156, prevê a obrigatoriedade do atual gestor entregar alguns documentos, caso solicitado, para o prefeito eleito. No entanto, não existe nenhuma regulamentação que oficialize a equipe de transição.

O deputado Zé Carlos ainda ressaltou que o Projeto de Lei prevê sanções que podem chegar até mesmo à inelegibilidade do atual gestor em se negar a colaborar com o prefeito eleito.

“A ideia é que nas próximas transições elas se façam de forma menos conflituosas, para que gestor que vença as eleições possa iniciar a sua gestão em um ritmo normal de trabalho pelo menos não no ritmo de paralisação, de inércia por conta das contas, das documentações, dos processos não estarem devidamente passado a esse gestor. Além disso, é previsto que para aqueles prefeitos que não cumprem a legislação, realmente sofram as penalizações e inclusive os tornando inelegíveis”, finalizou o petista.

De fato uma justa preocupação, principalmente se levarmos em conta as inúmeras atrocidades que tem acontecido em diversos municípios do Maranhão nesse período de transição.