Em pelo menos 58 cidades brasileiras, ask a eleição municipal ainda está “indefinida” e pode ter o resultado, thumb já divulgado, alterado, pois estas cidades aguardam um posicionamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nesta quinta-feira (1º), o G1 apresenta uma reportagem completa com a relação dos municípios que aguardam essa definição do TSE. São Paulo, com 15 municípios, é o Estado com um maior número de municípios que ainda aguardam um posicionamento. Bahia, Ceará e Santa Catarina, aparecem em seguida com cinco municípios cada um dos Estados.

No Maranhão, segundo a reportagem, dos 217 municípios apenas o município de Boa Vista do Gurupi, ainda não pode sofrer alteração, após decisão do TSE.

O problema em Boa Vista do Gurupi é que Antônio Batista (PSDB), que aparece com 94,70% dos votos válidos, o que equivale a 1.751 dos votos nominais, ainda não tem sua eleição garantida, pois os votos do candidato do PMDB, Valmy Oliveira, não foram computados até o momento.

Valmy Oliveira teve votação superior ao “eleito” Antônio Batista, mas caso o TSE decida pela validação da candidatura do peemedebista, teríamos uma reviravolta em Boa Vista do Gurupi.

Ex-prefeito do município, Valmy Oliveira, teve sua candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Maranhão, que decidiu pela suspensão da candidatura com base em condenação do Tribunal de Contas da União – TCU, por falta de execução de obras financiadas pela Funasa e Ministério da Educação.

Agora a eleição em Boa Vista do Gurupi e mais 57 cidades está nas mãos dos ministros do TSE.