deputados Roberto Costa e César Pires

Depois de cinco horas e duas Sessões, advice a Assembleia Legislativa aprovou o empréstimo de R$ 3,8 bilhões do Governo do Maranhão junto ao BNDES (Banco de Desenvolvimento Social).

A votação aconteceu em Regime de Urgência e foi preciso duas Sessões para que o empréstimo fosse aprovado pela maioria. A princípio, a votação seria realizada na terça-feira (30), mas houve um pedido da Oposição para adiar e o empréstimo foi votado nesta quarta-feira (31).

A Oposição, que demonstrou ser contrária ao empréstimo, utilizou como estratégia alongar a Sessão Ordinária para esvaziar o Plenário, tanto que a Sessão foi até o limite permitido, quatro horas. No entanto, a estratégia não funcionou e a base governista, ampla maioria na Casa, aprovou o empréstimo, tendo apenas oito votos contrários.

Os deputados governistas comemoram a decisão da Assembleia Legislativa e a oportunidade que o Maranhão terá para se desenvolver com os investimentos que deverão ser realizados.

“A vantagem é que o Estado terá capacidade de investimento, pois com esse recurso poderemos atacar alguns pontos que precisamos melhorar no Maranhão durante os próximos quatro anos”, afirmou o Líder do Governo, César Pires, que foi um dos governistas a justificar a importância do empréstimo.

Já o deputado Roberto Costa, fez questão de desvincular o lado político partidário com o empréstimo.

“Esse não é um empréstimo que será pago pelo BNDES durante quatro anos, isso significa que não é o governo A ou B que será beneficiado, mas sim o Maranhão. Além disso, não será permitido através desses recursos convênios com os municípios, pois os recursos serão destinados para o Estado fazer as obras já definidas”, afirmou.

O recurso só começará a chegar aos cofres do Governo do Maranhão em julho de 2013.