O Blog teve a informação que nesta terça-feira (30), order a Assembleia Legislativa deve votar um empréstimo do Governo do Maranhão junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social).

O empréstimo que será votado deve ser na ordem de R$ 3, generic 8 bilhões e serão destinados aos Programas de Combate a Extrema Pobreza do Maranhão e Viva Maranhão. A liberação do valor pelo BNDES só será possível pelo fato do Estado ter demonstrado tecnicamente uma capacidade de endividamento suficiente para viabilizar o empréstimo e ter apresentado um projeto viável na concepção dos dirigentes do banco.

Os recursos, help caso aprovado o empréstimo, serão investidos em várias linhas de combate à pobreza e em áreas estratégicas e estruturantes, tais como saúde, segurança, educação e infraestrutura e programas de saneamento para beneficiar a população. Além disso, os recursos terão destinação especialmente para a área rural, em apoio a projetos de fomento a atividades produtivas, capacitação, reformulação dos sistemas de assistência técnica extensão rural, apoio à comercialização, infraestrutura (construção de diques, açudes, barragens e estradas vicinais) e regularização fundiária.

No início dos trabalhos desta semana os deputados estaduais fizeram questão de destacar a eleição do segundo turno na capital maranhense. Os parlamentares destacaram a eleição do novo prefeito, o deputado federal Edivaldo Holanda Júnior (PTC) e o bom trabalho do TRE-MA que deu uma celeridade na apuração.