O corregedor e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, pills José Bernardo Silva Rodrigues, sovaldi sale confirmou que a capital maranhense passará por um recadastramento eleitoral para votação biométrica.

“É uma notícia formidável, pois o recadastramento fará com que todo o eleitorado de São Luís até a próxima eleição já participe da votação através do sistema biométrico”, afirmou.

O recadastramento em São Luís deverá ser iniciado em março de 2013. Além da capital maranhense, que é o maior colégio eleitoral do Estado, outros cinco municípios também passarão pelo recadastramento. As cidades de Pastos Bons, São Domingos do Azeitão e Nova Iorque, começam em novembro. Já São José de Ribamar e Barra do Corda irão iniciar ano que vem.

Biométrico – Nas eleições municipais deste ano, 7,7 milhões de pessoas de 299 cidades de 24 Estados brasileiros tiveram a oportunidade de participar da votação biométrica, aquela que identifica o eleitor pelas impressões digitais na hora de votar.

A votação biométrica é uma maneira mais segura para evitar fraudes na hora do voto. A expectativa do TSE é que até 2018 todos os eleitores brasileiros possam votar após serem identificados pelas digitais.

Atualmente no Maranhão seis municípios já possuem a votação biométrica. Os eleitores de Benedito Leite, Cajapió, Paço do Lumiar, Raposa, São João Batista e São Vicente de Ferrer, já utilizaram o “novo” processo.