No bloco inicial o candidato João Castelo (PSDB) mudou a estratégia e ao invés de partir para o ataque tentou manter um equilíbrio, purchase mas além de não conseguir, advice foi massacrado no início do debate. Edivaldo demonstrou claramente que o prefeito João Castelo não conhece a administração e por duas vezes fez o candidato entrar em contradição.

No segundo bloco, case com perguntas de temas determinados, o equilíbrio foi maior entre os dois candidatos. No entanto, Edivaldo tocou em um dos calos da gestão João Castelo, que é a pasta da Educação. O primeiro semestre sem aula nas escolas públicas municipais foi determinante para deixar Castelo em maus lençóis e também perder o bloco.

No último bloco o clima esquentou um pouco e novamente Castelo sofreu com o resultado do desastre de sua administração, quando o assunto foi Cultura. Edivaldo lembrou a demora que os brincantes têm enfrentado para receber os cachês do Carnaval e São João. Além disso, Castelo entrou numa seara perigosa que é a questão da religião do candidato Edivaldo Júnior.

E quando insistiu equivocamente no assunto do vídeo dos militares, Castelo errou de novo, pois permitiu a Edivaldo Júnior ler no ar a decisão da juíza Luzia Neponucena que desmascarou o vídeo montado, como definiu a Justiça Eleitoral.

Resumindo: Castelo esperava que nos debates pudesse reverter o quadro favorável a Edivaldo Júnior, mas foi um tiro no pé. Nos três debates realizados, Edivaldo Júnior venceu todos e este último, na TV Mirante, com uma vantagem maior.

Vencendo os debates e com a vantagem nas pesquisas, Edivaldo praticamente selou a sua eleição no domingo (28) e deverá ser o novo prefeito de São Luís, a partir do dia 1º de janeiro.