Gil Cutrim defendendo a metropolização

O prefeito reeleito e vice-presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), cheap Gil Cutrim (PMDB), voltou a defender, durante o seminário Cresce Brasil – Os Desafios da Região Metropolitana nos 400 anos de São Luís, a união das prefeituras da Grande Ilha com o objetivo de elaborar e executar, a partir do próximo ano, políticas públicas compartilhadas e que beneficiem as populações de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e Alcântara.

Reconduzido ao cargo com 69,25% dos votos válidos (a maior votação da história política de São José de Ribamar e um das mais expressivas do Estado), Gil Cutrim e o prefeito eleito de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro (PR), foram os únicos gestores públicos da Ilha que participaram do evento promovido pelo Sindicado dos Engenheiros no Estado do Maranhão (Sengea) e que reuniu técnicos da área, lideranças políticas, além de moradores das cinco cidades.

Ele avaliou que somente através da efetivação da região metropolitana, e consequentemente a formalização de parcerias entre as prefeituras, será possível solucionar, de forma mais rápida e eficiente, problemas nas áreas da infraestrutura, mobilidade urbana, destinação de resíduos sólidos e saúde, por exemplo, que, há anos, afligem os moradores dos cinco municípios.

“O que estou propondo aos prefeitos da Ilha é que nos unamos, deixando de lado qualquer tipo de coloração ou diferença partidária. Que, juntos, possamos discutir a efetiva implantação da metrópole e de políticas públicas compartilhadas que só irão beneficiar as populações das cinco cidades”, afirmou.

“Passadas as eleições municipais, é necessário que os prefeitos [inclusive o de São Luís que será eleito ou reeleito neste próximo domingo] e representantes do Governo do Estado sentem à mesa para discutir e elaborar as ações que irão nortear o trabalho de implantação da metrópole”, completou o prefeito ribamarense.

O posicionamento de Gil Cutrim foi bastante elogiado pelos demais participantes do seminário. “O Gil mostra, além de compromisso com o seu povo, desprendimento político em prol das demais populações da Grande Ilha”, disse o secretário estadual Pedro Fernandes (Cidades e Desenvolvimento Urbano), que representou o Governo do Estado no evento.

Avaliação semelhante fez o presidente do Sindicato, Berilo Macedo. De acordo com ele, o entendimento de Cutrim é correto porque é desprendido de querelas partidárias e visa, tão somente, o bem-estar dos moradores da Ilha.