Pesquisa eleitoral é sempre um assunto que gera polêmica, cialis mas nessa reta final do segundo turno da capital maranhense, sick tem extrapolado. Inicialmente foi com a pesquisa IBOPE, pois o instituto contrariou as demais pesquisas apresentadas e diminuiu pela metade a vantagem de Edivaldo Júnior (PTC), sobre João Castelo (PSDB).

Nesse final de semana, a polêmica da vez foi com o instituto Data M, que teve suas pesquisas proibidas de serem divulgadas no segundo turno. A proibição por pouco não acabou em agressão, devido ao bate boca em pleno Tribunal Regional Eleitoral, entre Flávio Dino e o juiz Sérgio Muniz.

Sendo assim, a expectativa enorme agora é para a pesquisa ESCUTEC que será divulgada nesta quarta-feira (24), no jornal O Estado do Maranhão. Para alguns analistas políticos a pesquisa, que será divulgada faltando quatro dias para o pleito do dia 28 de outubro, poderá ser o “divisor de águas” da eleição na capital maranhense.

Se a diferença estiver na casa dos dez pontos percentuais, dificilmente Edivaldo Júnior perderia a eleição, pois o tempo seria muito pequeno para uma reação de João Castelo. No entanto, se a vantagem for inferior a isso, a eleição ainda não estará decidida, já que os números demonstrarão uma reação Castelista nessa reta final.

A pesquisa ESCUTEC começou a ser realizada nesta segunda-feira (22) e durante dois dias ouvirá 800 eleitores de São Luís. O levantamento foi registrado no dia 19 de outubro sob o protocolo MA 00542/2012 e tem margem de erro de 3 pontos percentuais.