O juiz da 1ª zona eleitoral de Teresina (PI), cheap João Henrique Sousa Gomes, tadalafil proibiu que o Ibope divulgue pesquisa de intenções de voto sobre o segundo turno na capital piauiense. A pesquisa foi encomendada pela TV Clube, afiliada da Globo no Piauí, e seria divulgada na próxima semana.

A ação foi ajuizada pela coligação “Construindo Novos Caminhos”, encabeçada pelo candidato Firmino Filho, do PSDB. A argumentação é de irregularidades nos dados e que o instituto não definiu claramente os critérios do plano amostral.

Firmino Filho vem atacando a pesquisa do Ibope desde o primeiro turno das eleições. Ele considera uma “ação criminosa” usar dados do instituto para tentar prejudicar sua candidatura.

Na última pesquisa Ibope – de 05/10 – o instituto anunciou que o candidato à reeleição, Elmano Férrer (PTB), venceria as eleições com 39% das intenções de voto e Firmino teria 31%. A previsão saiu errada. Firmino Filho foi para o segundo turno com 38% dos votos válidos (mais de 162 mil votos) e Elmano obteve 33% (mais de 139 mil votos).

“O Ibope vem tratando o Piauí com desrespeito e há tentativa de manipulação de dados com números investidos e distorcidos para prejudicar a minha candidatura”, afirmou Firmino Filho.

Na liminar, o juiz disse que a análise do caso “revela dissonância entre a segmentação dos parâmetros que integram o plano amostral da pesquisa e os critérios utilizados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral)”. O magistrado argumentou que o fato pode comprometer o resultado da pesquisa.

A assessoria da TV Clube informou que a emissora não irá se posicionar sobre o fato e que a defesa será apresentada pela direção do Ibope.