Como o Blog vem dizendo, medical não se deve comparar os números de pesquisas de institutos diferentes, por esse motivo não se pode afirmar que a pesquisa Ibope esteja equivocada, mesmo ela tendo sido a única diferente das demais.

No entanto, uma coisa precisa ser dita: o “arredondamento” dos votos válidos beneficiou o candidato do PSDB, João Castelo.

Na pesquisa estimulada, Edivaldo Junior (PTC) apareceu com 49% das intenções de voto, contra 39% de Castelo. O Ibope ainda disse que 6% irão votar branco/nulo e outros 6% estão indecisos. O “problema” começa quando a pesquisa diz que levando apenas em consideração os votos válidos, a diferença permanece nos dez pontos percentuais, de 55% para 45% favorável a Edivaldo Junior.

Numa matemática básica e contra números não existem argumentos, os votos válidos de Edivaldo Júnior girariam em torno de 55,6% e os de Castelo em torno de 44,3%. Sendo assim, se optaram pelo arredondamento, não seria mais fácil ter arredondado os números de Edivaldo Júnior para cima? Afinal, 55,6% está mais perto de 56% do que 55%, ou não?

O Blog não irá questionar a pesquisa, pois não tem dados para isso, mas que o arredondamento dos votos válidos favoreceu João Castelo, isso favoreceu.

Leia ainda: “Ibope aponta crescimento de Holandinha, não queda; entenda aqui