Não se pode comparar pesquisas de institutos diferentes, treat mas os números da pesquisa Ibope, divulgados nesta quinta-feira (18), acabaram chamando a atenção.

Antes da pesquisa Ibope, todos os levantamentos feitos por três institutos diferentes, apontavam uma vantagem de aproximadamente 20 pontos para Edivaldo Júnior (PTC) diante de João Castelo. No entanto, o Ibope diminuiu essa vantagem pela metade.

Alguns apaixonados descontentes com os números, de maneira apressada já voltaram a metralhadora para o Ibope, afirmando que mais uma vez o instituto está errando novamente. Isso pode de fato ser verdade, mas qual foi o instituto que acertou no primeiro turno? Em qual devemos confiar?

É verdade que apenas o Data M previu a possibilidade de Edivaldo Júnior terminar a frente de João Castelo no primeiro turno, como de fato aconteceu, mas nem o Data M e nenhum outro instituto, previu que Eliziane Gama (PPS) terminasse em terceiro lugar à frente de Washington. Ou seja, nesse caso é o sujo falando do mal lavado.

Se os números do Ibope são verdadeiros, poderíamos ter algumas explicações para eles.

1 – A pancadaria desenfreada e as vezes baixa em demasia do programa eleitoral teria surtido efeito, contrariando até mesmo o que defende o “papa” do marketing eleitoral Duda Mendonça.

2 – A estadualização das eleições municipais por Flávio Dino e sua turma, pois com essa atitude prepotente e desnecessária, o afastamento de Roseanistas simpatizantes à candidatura de Edivaldo Júnior foi praticamente natural. Já que muitos se sentiram rejeitados.

3 – As opções de neutralidade oficializadas por Eliziane Gama, Washington Oliveira (PT) e Tadeu Palácio (PP).

4 – Os números das pesquisas anteriores refletiam a euforia da vitória de Edivaldo Júnior, inesperada para muitos, no primeiro turno.

De qualquer forma, já no domingo (21) teremos outras duas pesquisas de institutos diferentes e poderemos ver se essa redução da diferença entre os candidatos será retratada. O Data M, o que mais se aproximou de um acerto total, e a Econométrica, estarão divulgando pesquisas. Os dois levantamentos irão ouvir 800 eleitores entre os dias 17 e 19 de outubro.

Vale a pena aguardar e conferir…