A primeira pesquisa ESCUTEC, check que foi divulgada na edição de domingo (14) do jornal O Estado do Maranhão, capsule demonstra nesse início de campanha do 2º turno uma vantagem enorme favorável ao candidato do PTC, thumb Edivaldo Holanda Junior.

A vantagem de Holanda Junior diante do atual prefeito e candidato a reeleição, João Castelo (PSDB), é visível em todos os questionamentos feitos pela ESCUTEC.

Na pergunta: “Se as eleições fossem hoje em quem você votaria?”, a vantagem é de 20 pontos percentuais. Edivaldo Junior teria 54,6% contra 34,3% de João Castelo. A ESCUTEC ainda diz que 6,9% não sabem ou não responderam a pergunta e que 4,3% irão votar em branco ou anular o voto.

Se transformados em votos válidos, a vantagem de Edivaldo Junior para Castelo é quase o dobro, pois o candidato do PTC teria 61,5% contra 38,5% do Tucano.

A pesquisa também demonstra que alguns Castelistas acreditam na vitória de Edivaldo Junior. Já que na pergunta: “Independente de seu voto, quem você acha que será o novo prefeito de São Luís?”, 64,3% afirmam que será Edivaldo o novo prefeito e 28% disseram que acreditam que Castelo será reeleito. Além disso, 7,8% não souberam e não responderam a pergunta.

Para piorar a situação do prefeito João Castelo, de acordo com o levantamento, 85,3% do eleitorado já definiram em quem vai votar e apenas 13% disseram que podem mudar.

Na questão rejeição, Castelo continua imbatível, pois tem 53,4% contra 31,1% de Edivaldo Junior.

Números amplamente favoráveis e que somente com prepotência, arrogância, salto alto e estratégias equivocadas serão alterados.

Entendeu Flávio Dino?

Obs: A pesquisa foi realizada nos dias 10 e 11 de outubro, com 800 entrevistas. O registro na Justiça Eleitoral foi feito dia 8 deste mês, sob o protocolo MA-525/2012. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.