Secretário de Segurança Aluísio Mendes

Para a maioria dos jornalistas é bem mais fácil criticar do que elogiar e isso é normal, online principalmente pelo fato do telespectador, do ouvinte e do leitor, adorar quando uma autoridade é criticada.

No entanto, também temos o dever de saber reconhecer e elogiar quando se faz necessário. O Blog quer destacar a participação efetiva dos órgãos de Segurança que trabalharam nas eleições municipais e a agilidade do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão na divulgação do resultado.

Apesar do temor de muitos, inclusive do próprio TRE-MA, pela violência durante o pleito, as eleições transcorreram com tranquilidade e pouquíssimas ocorrências de gravidade foram registradas. O que se viu foi um trabalho em conjunto eficiente, pois tivemos várias prisões de pessoas e autoridades comprando votos e fazendo boca de urnas.

Além disso, as polícias Civil e Militar tiveram que cortar a própria carne, mas fizeram seu papel e prenderam policiais do Pará, Piauí e São Paulo que estavam praticando crimes no Maranhão. Até mesmo uma milícia foi descoberta e seus membros presos na cidade de Santa Inês.

Desembargadora Anildes Cruz

Já a apuração e divulgação do resultado foi algo surpreendente. Antes das 20h o TRE-MA já havia concluído a totalização de 90% dos votos das 217 cidades do estado. Às 20h30 a eleição em São Luís já estava definida, com os dois candidatos que iriam para o 2º turno e os 31 vereadores eleitos para a Câmara de Vereadores. Em 2008, o resultado final da capital só foi conhecido por volta das 22h30.

A expectativa inicial era que o resultado final das eleições do Maranhão só fosse conhecido nas primeiras horas do dia 08 de outubro, mas pela eficiência e agilidade do nosso TRE e de seus funcionários, o resultado saiu bem antes.

“É a primeira vez que terminamos tão rápido o processo eleitoral no Maranhão e isto significa que todo o esforço de magistrados, servidores, colaboradores e a logística, principalmente técnica e de segurança que montamos, valeu a pena”, resumiu a desembargadora Anildes Cruz, presidente do Tribunal.

O Blog parabeniza nas pessoas do secretário de Segurança, Aluísio Mendes e da presidente do TRE-MA, desembargadora Anildes Cruz, todos que colaboraram para esse momento.

Agora é voltar a atenção para o dia 28 de outubro, quando teremos o 2º turno das eleições em São Luís.