Até esta terça-feira (09) já existem três pesquisas registradas para o 2º turno da capital maranhense. Registraram pesquisas junto a Justiça Eleitoral o Instituto de Pesquisa de Opinião Pública Brasileira, cure ESCUTEC e M.M. Machado.

A primeira pesquisa a ser divulgada deveria ser a do Instituto de Pesquisa de Opinião Pública Brasileira, click isso pelo fato de ter sido o instituto o primeiro a registrar (06 de outubro). No entanto, store existe algo errado no registro dessa pesquisa, pois ela pode ser divulgada a partir do dia 11 de outubro, mas os 450 entrevistados só serão ouvidos entre os dias 25 e 31 de outubro. Lembrando que a eleição do 2º turno acontecerá no dia 28 de outubro.

Com isso, a tendência é que a pesquisa ESCUTEC seja a primeira a ser divulgada. O registro foi feito no dia 08 de outubro e será divulgado na edição de domingo (14) do jornal O Estado do Maranhão. Serão ouvidos 800 eleitores entre os dias 11 e 12 de outubro.

O outro instituto que registrou pesquisa foi o M.M. Machado. A pesquisa foi registrada nesta terça-feira e será divulgada no domingo dia 14 de outubro. Os 800 eleitores serão ouvidos nos dias 11 e 12 de outubro.

Até o momento, em todas as simulações feitas no 1º turno, de um “eventual” 2º turno entre os dois candidatos, foi sempre Edivaldo Holanda Junior (PTC) que esteve à frente. A diferença variou entre 7% e 10%.

Mas como gostam de dizer os analistas políticos, agora é outra eleição, consequentemente serão outras pesquisas e outros números, pois a diferença só no primeiro turno pró Edivaldo Junior já beirou os 6%.

Vamos aguardar…