Fora os dois candidatos – Edivaldo Junior (PTC) e João Castelo (PSDB) – que ainda irão brigar no 2º turno, discount inegavelmente é a deputada estadual Eliziane Gama (PPS) a grande vitoriosa das eleições 2012 na capital maranhense.

Eliziane Gama entrou numa briga desigual e antes mesmo dela começar. A deputada moveu o céu e as montanhas para ser candidata dela mesmo, pois não tinha grupo político por de trás, não tinha sequer o apoio de seu partido.

No entanto, em nenhum momento tirou do rosto o sorriso que é uma de suas marcas e jamais deixou de acreditar na sua candidatura. Lutou até o último instante, o que lhe proporcionou uma vitória incontestável nas urnas.

Eliziane terminou a eleição num impensável terceiro lugar, atingindo quase 71 mil votos, o que corresponde a 13,81% dos votos válidos. Eliziane concluiu a disputa à frente do ex-prefeito Tadeu Palácio (PP) e do vice-governador Washington Oliveira (PT).

Assim como Edivaldo Júnior, Eliziane Gama mais uma vez mostrou ter intimidade com as urnas, pois assim como Edivaldo Júnior foi o deputado federal mais votado em São Luís nas eleições de 2010, Eliziane Gama foi a deputada estadual mais votada na capital maranhense na mesma eleição.

Além disso, os dois têm muito mais em comum do que se imagina e que pode os aproximar no 2º turno, mas isso é outro assunto e outra postagem, pois no momento o importante é o reconhecimento da vitória de Eliziane.

Sendo assim, ao contrário do que muitos pensavam e outros até apostavam, Eliziane sai das eleições 2012 muito mais forte do que entrou, demonstrando ser uma guerreira vitoriosa e que conquistou um cacife eleitoral enorme.