O candidato da coligação “Capinzal, ask Rumo ao Futuro”, Roberval Campelo (DEM), vai liderando com folga a disputa pela prefeitura municipal de Capinzal do Norte. Pelo menos é o que aponta a pesquisa Escutec, divulgada na edição desta quarta-feira (3) pelo jornal O Estado do Maranhão.

Roberval Campelo que tem o apoio do atual prefeito da cidade, Eliomar Miranda, lidera a pesquisa com 55,7% das intenções de votos. O segundo colocado é Arnaldo Bezerra (PMDB), que aparece com 38,3% dos entrevistados. Em seguida vem Evilasio Jorge Vieira Saba (PT), que apresenta apenas 1% das intenções de votos. A pesquisa ainda afirma que 3,5% não souberam ou não quiseram responder ao levantamento e outros 1,5% declararam optar pelo voto nulo ou branco.

A vitória do democrata, que conta com o apoio do deputado estadual César Pires (DEM), se consolida no quesito rejeição, pois nesse item, entre os três candidatos, é Roberval Campelo o que possui a menor rejeição com 25,9%. O mais rejeitado é Arnaldo Bezerra que possui com 38,8% de rejeição, seguido do petista Evilasio que tem 26,9 %.

Outro fator que pode ser decisivo na reta final a favor de Roberval Campelo é a situação ainda indefinida da candidatura de Arnaldo Bezerra. O peemedebista que enquanto presidente do legislativo de Capinzal do Norte teve suas contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, tanto em 2005 como em 2006, teve sua candidatura deferida, mas com recurso.

Ou seja, a situação de Arnaldo Bezerra é delicada, pois o registro de sua candidatura ainda será julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral. O Blog recebeu inclusive a informação que Arnaldo Bezerra, para evitar complicações com a Justiça Eleitoral, estuda deixar a disputa em prol de outra candidatura, possivelmente de sua esposa.

A pesquisa Escutec/O Estado, que ouviu 201 eleitores e tem protocolo MA 00389/2012, foi realizada entre os dias 01 e 02 de outubro. A margem de erro do levantamento é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos.