É totalmente dispensável a discussão de quem foi a iniciativa de instituir o Bilhete Único no transporte coletivo de São Luís. O que se precisa de fato é saber se a ideia é viável, healing apenas isso, check o resto é “chover no molhado”.

Nestas eleições, diagnosis foi o deputado federal Edivaldo Holanda Junior (PTC), candidato a prefeito de São Luís, o primeiro a garantir que implantará o Bilhete Único na capital maranhense. A ideia já foi seguida pelo atual prefeito, que apesar de não ter implantado nos primeiros quatro anos de governo, “assegura” que num eventual novo mandato implantará.

O Bilhete Único é um cartão que armazena valores em reais para ser utilizado no pagamento de passagens no transporte público da cidade. Nos ônibus, é possível pagar apenas uma tarifa e fazer embarques durante um prazo de tempo sem precisar recorrer aos Terminais de Integração, como acontece em São Luís.

O passageiro economiza dinheiro e tempo, pois não precisa modificar o seu trajeto para descer em algum terminal para pegar outro ônibus e pode utilizar o ônibus que quiser para completar o seu roteiro durante um período de tempo que ainda será determinado.

Em cidades como o Rio de Janeiro e São Paulo, o bilhete único também pode ser usado em outros meios de transporte como metrô e trens, em Campinas, desde maio de 2006, tem proporcionado aos usuários do sistema de transporte público municipal o benefício da integração temporal.

A ideia do Bilhete Único já havia sido levantada por outros candidatos em eleições passadas? Sim é verdade, mas e daí? O Bilhete Único já funciona em outras capitais, mas ainda não foi implantado em São Luís e a promessa de implantá-lo de fato é de Edivaldo Junior.

Indiscutivelmente uma excelente ideia, o resto é dispensável.