Na quarta-feira (08), find o ministro de Minas e Energia, cialis Edison Lobão, order declarou que existe possibilidade de um novo aumento no preço da gasolina neste ano, mas que o reajuste ainda não estaria definido.

“Existe a possibilidade, não existe a decisão”, disse o ministro a jornalistas, e acrescentou que a Petrobras precisa do aumento.

A pressão pelo aumento da gasolina e tanta, que só a possibilidade de um reajuste, já fez as ações da Petrobras dispararem na Bovespa. A Petrobrás alega que o prejuízo da estatal é de R$ 1,3 bilhão somente no segundo trimestre em 2012 e seria decorrente do combustível, pois a empresa estaria comprando num valor mais alto do que revende.

Vale lembrar que em junho deste ano, a Petrobras chegou a anunciar um reajuste de 7,83% nos preços da gasolina e de 3,94% no do diesel, mas o governo zerou tributos sobre os combustíveis para evitar que o aumento chegasse às distribuidoras e aos consumidores. Menos de um mês depois, em 12 de julho, a estatal anunciou nova alta no preço do diesel, com aumento de 4% na bomba para o consumidor final. No entanto, dessa vez parece que o efeito será sentido pelos que utilizam a gasolina.

A presidente da Petrobras, Graça Foster, defendeu no início da semana um novo reajuste no preço da gasolina e do diesel no mercado interno.

“Conversamos sobre o reajustamento de preços, sim, na busca de 100% da paridade”, afirmou.

Como existe um adágio popular antigo que diz: onde há fumaça há fogo, é bom o consumidor ir se preparando para o novo reajuste.