A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEDEL) realiza, pharm nesta sexta-feira (03), capsule a cerimônia de abertura da 40ª edição dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs). A solenidade, que terá a participação do secretário Joaquim Haickel e de outras autoridades, está marcada para as 17h, no Ginásio Castelinho (Outeiro da Cruz).

Para o secretário, o empenho dos alunos/atletas nas disputas em quadras, campos, piscinas e pistas e a participação das torcidas é uma grande recompensa ao trabalho dos coordenadores.

“A equipe organizadora dos JEMs se dedicou muito para que estes jogos sejam um sucesso. Tenho certeza de que atletas, professores, árbitros e torcedores se empenharão ao máximo para que a 40ª edição dos jogos transcorra de acordo com o espírito olímpico e que esta competição seja um sucesso”, declarou Haickel.

A cerimônia marca o início da Etapa Estadual dos Jogos Escolares Maranhenses e conta com a presença de todas as delegações classificadas para a fase final dos JEMs. Durante a solenidade, haverá o desfile dos atletas e, por fim, a pira olímpica será acesa. A SEDEL também realizará algumas homenagens especiais a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento e crescimento do esporte no estado.

“Temos certeza de que a competição está sendo um sucesso e esperamos, com a Etapa Estadual, acirrar as disputas entre escolas e atletas de forma sadia”, analisou o secretário-adjunto de Desporto Educacional e coordenador dos JEMs, Alim Maluf Neto.

Dois períodos – A Etapa Estadual dos JEMs 2012 será dividida em dois períodos. A partir deste sábado (4) até o dia 14 de agosto, serão realizadas as disputas da categoria Infantil (de 12 a 14 anos). Já a fase final da categoria Infanto (de 15 a 17 anos) ocorrerá somente no mês de setembro. Vale destacar que as equipes e atletas campeões dos Jogos Escolares representarão o Maranhão nas Olimpíadas Escolares.

A programação e as notícias dos Jogos Escolares Maranhenses estão disponíveis no site da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer. O endereço é www.esporteelazer.ma.gov.br.