Castelo foi o que mais cresceu

Uma coisa ficou clara na nova pesquisa ESCUTEC, no rx divulgada nesta quarta-feira (1º), site o volume de campanha de cada candidato foi determinante para a oscilação entre a pesquisa feita no início do mês de julho e a atual.

Inegavelmente, o maior volume de campanha nas ruas até o momento é o do prefeito João Castelo (PSDB), que tenta a reeleição, e por esse motivo foi o que mais cresceu entre a primeira e a segunda pesquisa, o crescimento foi de aproximadamente 7%.

O segundo que mais cresceu na nova pesquisa e “coincidentemente” possui no momento o segundo maior volume de campanha nas ruas, foi o petista Washington Luiz Oliveira.

No sentido inverso estão Tadeu Palácio (PP) e Elizianes Gama (PPS). Entre os “favoritos” para a disputa, os dois são os que apresentam um volume de campanha muito pequeno e isso fez com que os dois oscilassem negativamente da primeira para a segunda pesquisa. Os dois candidatos caíram aproximadamente 5%, Eliziane inclusive foi ultrapassada por Washington Oliveira.

Edivaldo Holanda Júnior (PTC) com um volume de campanha mediano, foi justamente o que menos oscilou.

E aí, o volume da campanha foi ou não determinante para a oscilação entre as pesquisas? E ainda tem gente que romanticamente acredita que o dinheiro não faz diferença numa eleição, mas contra fatos e números, não existem argumentos.