Nesta quarta-feira (1º), check o jornal O Estado do Maranhão apresenta a segunda pesquisa ESCUTEC para a disputa da prefeitura municipal de São Luís.

Novamente foram 800 eleitores ouvidos, desta vez entre os dias 28 a 30 de julho. A pesquisa ESCUTEC foi registrada no TRE sob o protocolo MA-062/2012. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Na pesquisa estimulada, onde o eleitor entrevistado sabe quem são os candidatos à prefeitura municipal de São Luís, o prefeito João Castelo (PSDB) permanece na liderança com 33,5%. Na segunda colocação aparecem tecnicamente empatados Tadeu Palácio (PP) com 20,1% e Edivaldo Holanda Junior (PTC) com 19,8%.

O petista Washington Oliveira aparece na quarta colocação com 5,4%, em seguida, na quinta colocação, vem Eliziane Gama (PPS) com 3,9%. Na sexta, sétima e oitava colocação, aparecem respectivamente, Marcos Silva (PSTU) com 2,4%, Haroldo Saboia (PSOL) com 2,0% e Edinaldo Neves (PRTB) com 0,5%.

Dos 800 eleitores entrevistados, 7,0% afirmou que não votam em nenhum dos candidatos. Já 5,0% afirmaram não saber ou não responderam.

Comparação – Se fizermos uma comparação com a primeira pesquisa ESCUTEC, realizada no início do mês de julho, podemos chegar a algumas conclusões:

João Castelo foi o que mais cresceu, aproximadamente 7%. Além de Castelo, cresceram nessa segunda pesquisa Edivaldo Junior, Washington Oliveira e Edivaldo Neves, mas é importante destacar que esse crescimento dos três candidatos está dentro da margem de erro.

Os outros candidatos aparecem com percentuais menores do que na primeira pesquisa. Os que mais caíram foram Tadeu Palácio e Eliziane Gama, que apresentaram uma queda de aproximadamente 5%.

A queda de Eliziane e o crescimento de Washington, proporcionaram que os dois candidatos trocassem de lugar. O petista passou a ser o quarto colocado na nova pesquisa ESCUTEC. A mesma situação se aplica para Marcos Silva, que ultrapassou Haroldo Saboia.