O Blog fez um levantamento, drug baseado nos dados da Justiça Eleitoral através do DivulgaCand, e descobriu as cidades do Maranhão com o maior e o menor número de candidatos nas eleições 2012.

Para a disputa da eleição majoritária, ou seja, para os cargos de prefeito e vice-prefeito, a cidade de Imperatriz é a que possui o maior número de candidatos. São nove, os candidatos a prefeito de Imperatriz, superando inclusive os oito candidatos na capital maranhense. Vale lembrar que todos ainda aguardam julgamento para o deferimento de suas candidaturas.

Em cerca de 30% das cidades do Maranhão a disputa para a prefeitura municipal será entre apenas duas candidaturas, polarizando assim o pleito de outubro de 2012.

Para o cargo de vereadores, nas eleições proporcionais, é de fato São Luís a cidade com o maior número de candidatos, pois serão 731 postulantes as 31 vagas disponíveis.

Lagoa do Mato – No entanto, a surpresa mesmo ficou no levantamento para saber o município com menor número de candidatos para o cargo de vereador nas eleições de 2012. Lagoa do Mato e Brejo de Areia foram disparados os dois municípios com o menor número de candidatos.

Em Lagoa do Mato serão apenas 15 candidatos “brigando” pelas nove vagas da Câmara de Vereadores do município, ou seja, a média é de 1,66 candidatos por vaga. Só o PSD possui seis candidatos a vereadores em Lagoa do Mato, quase 50% da totalidade.

Em Governador Archer a situação não é muito diferente, pois o município possui 18 candidatos que irão brigar pelas nove vagas existentes na Câmara de Vereadores. Aqui a matemática é mais fácil, são dois candidatos para cada vaga.