Arnaldo Melo entre Marcos Caldas e Jota Pinto

É verdade que o “acordo” firmado em 2011 para a primeira eleição de Arnaldo Melo, treat que seria apresentado um Projeto de Resolução para novamente proibir a reeleição não foi efetivado, mas na prática acabou funcionando.

Pelo bom senso e equilíbrio do Bloco União Democrática (bloquinho) e Oposição, que juntos, mais uma vez comandaram o processo que reconduzirá Arnaldo Melo para a presidência da Casa, apenas Melo foi reeleito, os demais cumpriram o acordo verbal e abdicaram de lutar pela permanência na Mesa Diretora.

Outra curiosidade é que o PV, que possui uma das maiores bancadas do parlamento maranhense, ficou sem representatividade na nova Mesa Diretora. Em contrapartida, o pequeno PMN, tem dois representantes, mesmo número do PMDB, e ocupando vagas importantes na nova composição.

1º vice-presidente: sai Marcos Caldas (PRB) e entra Ricardo Murad (PMDB)
2º vice-presidente: sai Neto Evangelista (PSDB) e entre Eduardo Braide (PMN)
3º vice-presidente: sai Afonso Manoel (PMDB) e entra Marcelo Tavares (PSB)
4º vice-presidente: sai Francisca Primo (PT) e entra Gardênia Castelo (PSDB)
1º secretário: sai Hélio Soares (PP) e entra Rogério Cafeteira (PMN)
2º secretário: sai Jota Pinto (PR) e entra Carlinhos Florêncio (PHS)
3º secretário: sai Edilázio Júnior (PV) e entra Dr. Pádua (PSD)
4º secretário: sai Cleide Coutinho (PSB) e entra Zé Carlos (PT)

No entanto, vale lembrar que, apesar da eleição ser realizada nesta quinta-feira (12), às 12h, a nova Mesa Diretora só será empossada e assumirá de fato o comando da Assembleia Legislativa no dia 04 de fevereiro de 2013.