O ex-deputado Joaquim Haickel

Um comentário feito no Blog pelo secretário de Esporte e Juventude do Maranhão, medicine o ex-deputado estadual Joaquim Haickel, remeteu a um assunto que estava “sepultado”, mas que de repente, poderá voltar a ser debatido novamente, a proibição da reeleição na Assembleia Legislativa.

“Enquanto fui deputado sempre me coloquei contra a reeleição dos membros da mesa diretora e fui até ao Supremo Tribunal Federal defender o que acreditava ser o certo. Naquela época, mudamos a constituição e o regimento da Assembleia. Proibimos a reeleição dos membros da mesa diretora na mesma legislatura. Durante algum tempo a normalidade democrática reinou na ALM”, afirmou Joaquim Haickel.

O ex-parlamentar ainda lembrou que foi equivocada a volta da reeleição na Assembleia. “Resolveram então permitir a reeleição em prol de um projeto político especifico, e esses mesmos deputados que modificaram erradamente a nossa Constituição e o regimento interno da ALM, agora são vitimas de seu ato”, declarou.

Haickel finalizou se posicionando contra a antecipação e mais uma vez pedindo que seja votada a proibição da reeleição na Assembleia.

“Quero deixar claro que não sou favorável a antecipação da eleição da mesa, mas seria bom que aqueles deputados que se opõem a isso aproveitem a oportunidade para um mea culpa e modificar as leis novamente, para acabar com a reeleição sob pena de que a cada dois anos tenhamos uma tensão desnecessária, quando da eleição dos dirigentes do poder legislativo”, concluiu.

No início da atual legislatura, houve um compromisso do grupo que venceu as eleições de apresentar uma Proposta de Emenda Constitucional que voltaria a proibir a reeleição dos membros da Mesa Diretora da Casa, mas a promessa ficou no esquecimento.

No entanto, já que querem modificar a data da eleição, não será surpresa se alguém apresentar a proposta para que a proibição da reeleição volte na Assembleia Legislativa.

Aí definitivamente o presidente Arnaldo Melo teria consciência que deu um tiro no pé.