O Estado do Maranhão

A acirrada disputa por vagas na Câmara Municipal de São Luís contará, case este ano, illness com 28 partidos políticos, for sale divididos em 14 coligações. No total, são 31 vagas em jogo, pois houve acréscimo de 10 cadeiras no legislativo municipal após o IBGE confirmar, no Censo de 2010, que a cidade já tem mais de um milhão de habitantes.

A coligação “Juntos por São Luís”, que tem 14 partidos disputando a eleição majoritária, com o vice-governador Washington Luiz (PT) como candidato, é a maior deste ano. Mas dividiu-se em seis pequenas chapas. “O objetivo é garantir melhores condições de disputa a todos os candidatos”, destacou Washington, que participou pessoalmente das negociações para a montagem das composições.

“Conseguimos constituir a maior coligação, com 14 partidos, e, portanto, estamos nos preparando para iniciar as atividades de campanha o mais rápido possível. Vamos colocar todos os candidatos a vereador nas ruas, numa grande caminhada rumo à vitória”, afirmou o vice-governador, cujo partido sairá coligado com o PTB.

Já o PMDB do candidato a vice-prefeito, Afonso Manoel, sairá coligado com o DEM, do vereador Sebastião Albuquerque, um dos favoritos à reeleição para a Câmara. “Temos nomes muito fortes e pretendemos eleger uma boa bancada do PMDB garantindo, também, a reeleição do Sebsatião”, declarou o deputado estadual Roberto Costa, presidente municipal do PMDB.

Ainda na coligação “Juntos por São Luís”, o PRB e o PSDC saem sozinhos. Outra chapa foi formada por PTN, PPL e PSL. E o PV encabeça a maior das chamadas “minicoligações”, que conta, também, com PSC, PTdoB, PHS e PSD.

“Puro sangue” – O prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), que formou com o deputado estadual Neto Evangelista (PSDB) uma chapa “puro sangue” na majoritária, vai com o apoio de mais dois partidos na proporcional: o PMN e o PRP.

O PP, do ex-prefeito Tadeu Palácio, coligou-se com o PR. E o PTC, do deputado federal Edivaldo Holanda Júnior, acabou conseguindo formar chapa com PSB, PDT . O PCdoB, da mesma coligação, preferiu sair sozinho na proporcional.

PSOL coligou com POCB. PPS, PSTU e PRTB, que terão candidatos próprios a prefeito, também sairão sozinhos nas eleições proporcionais.

As coligações

Juntos por São Luís

1 – PRB

2 – PSDC

3 – PT/PTB

4 – PMDB/DEM

5 – PTN/PPL/PSL

6 – PV/PSC/PTdoB/PHS/PSD

Muda, São Luís

1 – PTC/PDT/PSB

2 – PcdoB

Fica, Castelo

1 – PSDB/PMN/PRP

Construindo uma Nova História

1 – PP/PR

São Luís, o caminho é pela esquerda

PSOL/PCB

Sem coligação

PPS, PSTU, PRTB