A quarta-feira (04) será decisiva para as legendas que ainda não decidiram o rumo que irão seguir nas eleições 2012 na capital maranhense. Pelo menos três partidos, check mesmo estando na véspera do prazo de encerramento da oficialização das candidaturas, ainda não decidiram os seus destinos.

A incerteza de PPS, PTB e PSB, faz com que outras três legendas – PSDB, PP e PTC – aguardem essas definições para confirmarem o nome dos candidatos a vice-prefeito.

No PPS, a deputada estadual Eliziane Gama (PPS) deve “confirmar” a sua candidatura. A parlamentar já decidiu que será mesmo candidata, mesmo com os candidatos a vereadores do partido com receio de não conseguirem êxito nas urnas, pelo fato da chapa ser “puro sangue”. Eliziane já deixou claro que só abre mão de sua candidatura se o partido fizer aliança com o ex-prefeito Tadeu Palácio (PP). A decisão fica com o PPS, ou apoiam Palácio e seguem com PP e PR, ou apostam na chapa “Puro Sangue”. Apesar de Eliziane “confirmar” que é candidata, não está descartada a possibilidade de uma desistência em prol de Palácio.

O PSB terá sua definição em encontro nacional da legenda que será realizado nesta quarta-feira, em Brasília. A tendência é que a Direção Nacional, através do presidente Eduardo Campos, confirme a decisão da Comissão Provisória Municipal e declare apoio a candidatura do deputado federal Edivaldo Junior (PTC). Com isso, Roberto Rocha seria confirmado vice-prefeito na chapa PTC/PSB/PDT/PCdoB.

O PTB tem realizado sucessivas reuniões e nesta quarta-feira voltará a se reunir com o PP para dar a palavra final. A legenda ficou insatisfeita com a postura do PT de não querer a coligação na proporcional (vereadores) e ameaçou deixar a aliança que apoia o vice-governador Washington Oliveira. O PTB recebeu um convite do PP que ainda garantiu a vaga de vice-prefeito para o jornalista Roberto Fernandes.

Vices – PP, PSDB e PTC aguardam essas definições para a homologação das chapas no Tribunal Regional Eleitoral. O PSDB de João Castelo aguarda o PSB, que poderia indicar José Antônio Almeida como vice-prefeito, mas como deve perder a disputa em Brasília, Castelo deve ter uma chapa “puro sangue”, mas até agora não sinalizou quem seria o tucano colega de chapa.

No PP, Palácio aguarda PPS e PTB, se um dos partidos vier, essa legenda indicará o vice-prefeito. Caso nenhuma das duas decidam pela aliança com o ex-prefeito, Palácio deverá ter como vice-prefeito o professor Anselmo Raposo (PR).

No PTC, Edivaldo Junior deverá confirmar Roberto Rocha como vice-prefeito, mas numa eventual derrota em Brasília e sem poder contar com o PSB, o deputado federal encontrará um vice no PCdoB ou PDT.

Toda essa indefinição, acontece às véspera do encerramento do prazo das homologações das candidaturas. Com isso, a quarta-feira será um dia decisivo.