Peritoró e Alto Alegre recebem os novos hospitais

O Governo do Estado inaugura esta semana mais duas unidades do Programa Saúde é Vida no interior do Maranhão. Na terça-feira (03), treat às 9h, rx a governadora Roseana Sarney e o secretário de Estado da Saúde, there Ricardo Murad, entregam o Hospital Geral de Peritoró. E na quarta-feira (04), às 14h, acompanhados do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, eles vão inaugurar o Hospital Geral de Alto Alegre do Maranhão.

Com essas inaugurações, serão 11 hospitais do Programa Saúde é Vida em pleno funcionamento, assim como as 10 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Nos novos hospitais de 50 leitos os pacientes terão atendimento de urgência e emergência 24 horas, com internação clínica e atendimento nas áreas de cirurgia, traumatologia, obstetrícia, pediatria, clínica médica, com suporte de seis leitos de sala vermelha dotados de equipamentos de ressuscitação e imobilização. A unidade terá ainda uma ambulância.

Ricardo Murad disse que estes novos hospitais irão facilitar o acesso a procedimentos de média complexidade. “Essas novas unidades formarão um grande centro de atendimento em saúde naquela região, e que se integrarão a uma ampla rede de urgência e emergência e de hospitais de alta complexidade que estamos implantando em todo o Maranhão”, declarou. Ele acrescentou que, paralelamente à conclusão das obras físicas e da montagem dos equipamentos, a SES investiu na capacitação dos profissionais que atenderão à população na rede estadual de saúde.

Os hospitais de Peritóró e Alto Alegre do Maranhão funcionarão 24 horas por dias com cirurgiões, ortopedistas, obstetras, pediatras, clínicos gerais, anestesistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais administrativos. Eles contam, ainda, com anestesista e suporte de apoio com diagnóstico de laboratório de análise clínica, Raio-X, ultrassonografia e eletrocardiografia.

O Programa Saúde é Vida já inaugurou hospitais em Lago dos Rodrigues, Paulino Neves, Morros, Magalhães de Almeida, Grajaú, Sucupira do Riachão, Jatobá, São Félix de Balsas e Barreirinhas, além de 10 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) – cinco localizadas na ilha de São Luís (nos bairros do Parque Vitória, Vinhais, Araçagy, Cidade Operária e Itaqui-Bacanga) e as outras cinco nos municípios de Imperatriz, Coroatá, Timon, Codó e São João dos Patos.