A Unidade Prisional de Ressocialização de Davinópolis (UPRD) foi inaugurada, recipe oficialmente, seek na manhã de sexta-feira (15). O estabelecimento penal tem capacidade para 106 detentos e dispõe de atendimento médico 24h aos internos.

Durante a cerimônia, o secretário de Justiça e Administração Penitenciária, Sergio Tamer informou que a inauguração do estabelecimento penal vai abrir mais vagas no sistema carcerário maranhense. “Outras unidades serão inauguradas e até o final deste ano teremos mil vagas abertas no sistema”, afirmou Tamer.

Sobre a estrutura física do da unidade, Sergio Tamer disse que o estabelecimento foi muito bem construído e está adequado para receber os presos que cumprirão as penas em um local apropriado e humanizado. “A unidade está muito bem construída e, sem dúvida, está preparada para receber os internos e dar início a um ótimo trabalho de ressocialização”, destacou.

A Unidade carcerária de Davinópolis, que antes da reforma tinha capacidade para apenas 40 presos, hoje pode acomodar 106 internos. Com uma quantidade de 12 celas – sendo duas para encontro íntimo – o estabelecimento penal tem ao todo 10 compartimentos. “Aqui é uma unidade muito bem organizada. Temos área onde funcionará o setor jurídico, o de saúde e outros que a Lei de Execução Penal (LEP) exige que tenha em uma unidade prisional”, comentou a diretora Cleonice de Sousa Ferreira.

Refeitório, sala de revista, alojamento dos agentes penitenciários, salas onde funcionam o setor administrativo e outros são alguns dos 10 compartimentos que fazem parte da Unidade Prisional de Ressocialização de Davinópolis.

Saúde – Dois enfermeiros, dois técnicos de enfermagem, um médico clínico geral e um dentista, são os profissionais que compõem a equipe de saúde da Unidade Prisional de Ressocialização de Davinóplis (UPR de Davinópolis), para atendimento 24h dos detentos.