A Secretaria de Estado de Justiça e de Administração Penitenciária (SEJAP) inaugurou, nesta quarta-feira (6), a Unidade Prisional de Ressocialização de Bacabal, com a presença do secretário de Programas Especiais, João Alberto, que representou a governadora Roseana Sarney, e o titular da SEJAP, Sergio Tamer, além de juízes, promotores e delegados.

João Alberto falou da importância da unidade para o sistema prisional e dos benefícios que o serviço de segurança pública vem trazendo para o município de Bacabal. “Essa unidade vai gerar postos de trabalho e trazer benefício para toda a população”.

De acordo com Sergio Tamer o estabelecimento carcerário oferece um ambiente adequado para o preso. “Aqui eles terão assistência jurídica, médica e social”, pontuou Tamer.

O titular da SEJAP disse que as atividades de ressocialização evita a ociosidade dentro da unidade carcerária e inclui cursos de capacitação profissional. “Com os cursos vamos diminuir a ociosidade dentro da unidade e fazer com que o preso aprenda um oficio, uma profissão”, ressaltou. De acordo com Tamer, a SEJAP vai buscar parceiros para apoiar nesse trabalho de ressocialização.

Unidade – A unidade, que tem capacidade para 90 internos, possui 11 celas com banheiros, área para banho de sol, cozinha, refeitório, sala de saúde, consultório dentário, sala de atendimento psicossocial, sala de atendimento jurídico, setor administrativo, quadra poliesportiva e área para receber os visitantes. As novas vagas vão ser ocupadas por detentos naturais de Bacabal que estão cumprindo pena em presídios de São Luís e por presos que estão recolhidos em delegacias próximas ao município.

A construção da unidade de Bacabal, que foi realizada pelo Governo do Maranhão, por meio da SEJAP, tem como foco principal amenizar o problema da superlotação nos presídios da capital, e cumprir um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Poder Judiciário de transferir este ano 600 presos para o interior do estado.