A denúncia feita pelo deputado estadual Edilázio Júnior (PV) e repercutida por este Blog, sovaldi trouxe resultado prático para a população maranhense nesta quarta-feira (16), physician pois o Shopping da Ilha terá que assinar um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) sobre a acessibilidade para pessoas com deficiências físicas.

O parlamentar na Tribuna da Assembleia Legislativa cobrou do Shopping da Ilha a falta de acessibilidade (reveja), o empreendimento chegou a emitir Nota em resposta ao deputado Edilázio (veja aqui), mas agora ficou comprovado que o deputado tinha razão nas suas ponderações.

Fiscalização – O promotor de Justiça Especializada na Defesa da Pessoa com Deficiência, Ronald Pereira, realizou fiscalização no Shopping da Ilha, onde foi constatada a falta de acessibilidade para pessoas com deficiência física, visual e mobilidade reduzida.

A inspeção foi feita pelo promotor Ronald Pereira e pelo engenheiro da Procuradoria Geral de Justiça, Gilberto Mouchreck. Na fiscalização, que foi iniciada pelo estacionamento no shopping, foram percebidas irregularidades como falta de local reservado para pessoas com deficiência no estacionamento, falta de sensores nas portas, sinalizações com placas e sonoras, piso direcional e rampas.

Segundo a direção do Shopping da Ilha, na parte externa, uma rampa já está sendo feita, no entanto ainda não possui condições necessárias para a locomoção dos deficientes físicos. Nos banheiros femininos e masculinos existem as barras de apoio e transferência, mas nos lavabos foram detectados problemas. Eles precisam ser elevados e a pias rebaixadas com o espaço maior para as portas.

De acordo com o promotor Ronald Pereira, os direitos das pessoas com deficiência não estão sendo respeitados em um dos maiores shoppings da cidade. “A acessibilidade aqui é zero. Esse shopping não deveria estar funcionando”, afirmou o promotor.

A mesma opinião foi dada pelo engenheiro Gilberto Mouchrek, que garantiu que o local não tem qualquer acessibilidade para pessoas com deficiência e para idosos.

O deputado Edilázio Júnior, autor da denúncia dos problemas de acessibilidade no Shopping da Ilha, afirmou que é clara a exclusão social em um dos maiores locais de compras de São Luís. “Não podemos aceitar que cadeirantes e outras pessoas com deficiência tenham que enfrentar tamanha dificuldade”, afirmou o deputado.

Ao final da fiscalização, o promotor Ronald Pereira informou que um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) será enviado a direção do shopping para que os reparos sejam feitos o mais rápido possível. Sobre esse compromisso, a direção do Shopping da Ilha garantiu que está trabalhando para garantir a acessibilidade às pessoas com deficiência e resolver as pendências apontadas pelo promotor.

Obs: O Blog recebeu o seguinte esclarecimento do Shopping da Ilha: “O Shopping da Ilha está trabalhando fortemente para garantir a acessibilidade a todos os portadores de necessidades especiais, e solucionar  no mais curto espaço de tempo, as pendências existentes neste sentido”, declarou o Superintendente do Shopping da Ilha Guilherme Paiva.