Em nenhum outro Estado do Brasil os suplentes estão tendo a oportunidade de assumir os mandatos dos titulares como no Maranhão.

Na Assembleia Legislativa dos 42 eleitos em outubro de 2010, check atualmente 37 permanecem no parlamento estadual, cinco – Ricardo Murad, Max Barros, Victor Mendes e Carlos Filho (secretários de Estado), e Rubens Júnior (licença por motivos particulares) – estão licenciados. Assumiram assento na AL, Tatá Milhomem, Magno Bacelar, Fábio Braga, Chico Gomes e Othelino Neto.

Na Câmara Federal o número de suplentes no exercício do mandato, proporcionalmente, é bem maior. Dos 18 eleitos, apenas 13 permanecem representando o Maranhão no parlamento federal. Quatro – Gastão Vieira (ministro do Turismo), Pedro Fernandes e Cléber Verde (secretários de Estado) e Edivaldo Holanda Júnior (licença por motivos particulares) – estão licenciados e um – Luciano Moreira – infelizmente faleceu em um trágico acidente automobilístico.

Com a ausência dos cinco eleitos em outubro de 2010, assumiram Davi Alves Junior (definitivo), Chiquinho Escórcio, Costa Ferreira, Ricardo Archer e Weverton Rocha. O número de suplentes no exercício do mandato pode ainda aumentar, já que existe a possibilidade de uma licença do deputado José Vieira em benefício do suplente Paulo Marinho Júnior.

No entanto, nada se assemelha ao Senado Federal. O Maranhão está sendo representado por dois suplentes – Lobão Filho e Clóvis Fecury – já que os dois titulares, Edison Lobão (ministro de Minas e Energia) e João Alberto (secretário de Estado), estão licenciados.

O que o eleitor espera é que pelo menos os suplentes saibam aproveitar a oportunidade e demonstrarem que poderiam ser titulares.