Balaio de gatos e samba do crioulo doido, there são duas expressões perfeitas para o momento em que vive o PDT em São Luís com referência as eleições municipais deste ano.

O Blog já antecipou que no dia 04 de maio, online o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, virá ao Maranhão e confirmará que a legenda apoiará a candidatura do deputado federal Edivaldo Holanda Júnior (PDT), mas mesmo assim, dois grupos dissidentes no partido conseguiram, num mesmo dia, criar e “oficializar” mais duas alternativas.

Na tarde de terça-feira (24) na Assembléia Legislativa, o grupo comandado por Igor Lago, filho do ex-governador Jackson Lago, lançou a pré-candidatura do ex-ministro Edson Vidigal para a prefeitura de São Luís.

Desde o início das discussões sobre as eleições na capital maranhense o grupo de Igor Lago defende a candidatura própria do PDT, mas sem ter conseguido permanecer à frente da legenda no Maranhão, a tese defendida por Lago havia perdido a força e caído no esquecimento, mas agora reaparece, sem força é verdade, mas chega a embaralhar o cenário interno no partido.

Executiva municipal confirmando apoio a Castelo

Duas horas depois do lançamento da pré-candidatura de Edson Vidigal, a executiva municipal do partido, na sua maioria composta por pedetistas castelistas, assinaram na sede do PDT um documento de apoio a manutenção da aliança com o PSDB, visando a reeleição do prefeito João Castelo nas eleições deste ano.

Um dos motivos elencados para a aliança é o receio dos pedetistas perderem seus cargos na prefeitura de São Luís. “…João Castelo, que mantém, até hoje, toda a nossa militância, que são milhares de companheiros nos quadros da prefeitura, além de posições de destaque no primeiro escalão do governo municipal”.

O documento que aponta o caminho que a direção municipal do PDT deseja seguir será encaminhado a Comissão Provisória Estadual e a Executiva Nacional.

Pelo visto, independente do caminho que o PDT for seguir, o partido já está e ficará totalmente dividido nas eleições municipais na capital maranhense.