Oposição com dois candidatos? (Foto de Felipe Klamt)

 

Além do cenário amplamente desfavorável para o atual prefeito de São Luís, view João Castelo (PSDB), a pesquisa ESCUTEC mostrou claramente a viabilidade de duas candidaturas no grupo dito de Oposição.

A ESCUTEC em um dos cenários apresentado aos eleitores ouvidos na pesquisa, retirou o nome do presidente da EMBRATUR, Flávio Dino (PCdoB), e deixou os do demais pré-candidatos da “Oposição”, Edivaldo Holanda Júnior (PTC), Eliziane Gama (PPS), Roberto Rocha (PSB) e Tadeu Palácio (PP).

Nesse cenário o resultado foi o seguinte: Tadeu Palácio – 22%; João Castelo – 17,3%; Edivaldo Júnior – 17%; Eliziane Gama – 7,1%; Roberto Rocha – 3,5%; Washignton Oliveira – 3,3%; Marcos Silva – 2,6%; Haroldo Sabóia – 2,4%.

O resultado é claro, esse cenário com quatro candidaturas do grupo dito de Oposição, o prefeito João Castelo já corre o risco de sequer chegar ao segundo turno. Mas imaginemos que esse grupo defina por duas candidaturas e que essas sejam as duas melhores colocadas – Tadeu Palácio e Edivaldo Holanda Júnior.

Nesse cenário, que o Blog acredita que de fato deverá acontecer, sobrariam, de acordo com a pesquisa ESCUTEC, cerca de 10% do eleitorado que num primeiro momento votariam em Eliziane Gama e Roberto Rocha.

Como a tendência é que esse eleitorado migre para candidaturas dentro do grupo da Oposição, tanto Holanda Junior como o ex-prefeito Tadeu Palácio devem ganhar mais pontos percentuais.

Com isso, as duas candidaturas dentro do grupo da Oposição poderiam assegurar antecipadamente a vitória desse grupo, pois por um raciocínio lógico e pelos números da ESCUTEC, um eventual segundo turno seria entre Tadeu Palácio e Holanda Júnior.

A tese de duas candidaturas no grupo de Oposição já foi defendida na Tribuna da Assembleia pela deputada Eliziane Gama, mas agora, mais do que nunca, passa a ser uma realidade próxima.