Sérgio Tamer entregando o Núcleo de Saúde em Pedrinhas

O 1° Núcleo de Atenção à Saúde do Sistema Penitenciário do Maranhão foi inaugurado, sovaldi nesta segunda-feira (16), rx na Penitenciária de Pedrinhas, em São Luís. O Centro tem como principal foco diagnosticar e tratar casos de tuberculose nos presídios e visa atender 120 internos por dia.

A solenidade de inauguração contou com a presença de várias autoridades da Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap), do Ministério da Saúde, do Ministério da Justiça, do Poder Judiciário da Maranhão, além de convidados e dos profissionais de saúde que vão trabalhar no Núcleo de Saúde da Penitenciária de Pedrinhas.

“Este Núcleo de Saúde contempla a linha de assistência preconizada pela Lei de Execução Penais – assistência educacional, jurídica e de saúde. Nós já tínhamos duas ambulâncias com semi UTI e esse núcleo de saúde veio somar para dar mais qualidade à saúde dos presos”, destacou o secretário Estado da Justiça e da Administração Penitenciária, Sergio Tamer.

O Núcleo de Saúde foi construído por meio de parceria firmada entre o Governo do Estado com o Projeto Fundo Global Tuberculose Brasil. Visa acelerar o alcance das metas definidas para o Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT), do Ministério da Saúde. “A saúde é fundamental para criar o bem estar social das pessoas, para que elas possam viver de forma mais digna e nos como Secretaria estamos primando para que a assistência à saúde seja executada com mais qualidade”, destacou o secretário-adjunto de Justiça, Frei Ribamar Cardoso.

O núcleo oferece aos presos atendimentos na área de saúde preventiva, diagnóstico e tratamento de doenças (hipertensão, diabetes, tuberculose e outras), além de contar com sala para internação com 20 vagas e setor psicossocial. No local, trabalharão vários especialistas em saúde física e mental.

Estrutura Física

O Núcleo de Saúde de Pedrinhas possui sala psicossocial, sala de coordenação de programas (combate a tuberculose, hanseníase, diabetes, hipertensão e acompanhamento aos portadores do HIV), sala para arquivos de prontuário, copa, sala para guardar remédios, alojamento para plantonista, consultório odontológico, consultório médico, laboratório com sala de coleta, depósito de material de limpeza (DML), sala de Raio X, sala de imunização, sala de atendimento de enfermagem e sala de internação.

A expectativa da Sejap é de que até o fim do ano outras unidades prisionais sejam beneficiadas com outros núcleos de saúdes a serem implantados no interior do estado.