A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), shop em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB-MA), dará prosseguimento nesta sexta-feira (30), aos Seminários Regionais Eleitoral.

O evento que foi iniciado em São Luís no último dia 22, agora acontecerá em Itapecuru-Mirim e movimentará os gestores públicos municipais, vereadores e todos os políticos dos municípios adjacentes.

O Seminário Regional Eleitoral irá abordar o calendário e as normas eleitorais definidas pelo Tribunal Superior Eleitoral para as eleições de 2012. Além de São Luís e Itapecuru, os seminários percorrerão, ainda, as regionais de Imperatriz (11/04), Balsas (13/04), Caxias (18/04), Presidente Dutra (20/04), Santa Inês (25/04) e Pinheiro (27/04).

O presidente da Federação, também prefeito de Itapecuru, Junior Marreca (foto), defende a participação dos gestores pela importância do tema, que o tem preocupado em virtude a proximidade das eleições deste ano.

“O nosso objetivo é fortalecer o processo democrático é proporcionar ao eleitor a certeza de que o candidato que sair vencedor das urnas representa, efetivamente, o desejo da maioria popular. Portanto, o que estamos propondo com esses seminários, e foi aceito, tanto pelo Tribunal Regional Eleitoral, quanto pelo Ministério Público Eleitoral, é essa parceria para que municiemos os gestores do maior número de informações possível, evitando problemas”, explicou Marreca.

Durante o seminário serão abordados temas como: pesquisas eleitorais, transferência de domicílio eleitoral, registro de candidatura, desincompatibilização, condições de elegibilidade e inelegibilidade.