Se já não bastasse a possibilidade real de perder o PDT para as eleições 2012 – principal partido de apoio para sua reeleição – o prefeito de São Luís, unhealthy João Castelo (PSDB), thumb inicia a semana com um problemão para resolver.

O SET (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís), unhealthy segundo matéria do Jornal “O Estado do Maranhão”, declarou a falência no sistema de coletivos da capital maranhense em razão das prestadoras de serviços estarem em situação de colapso financeiro-operacional e sem condição alguma de manter a atual operação.

O SET alega que já foram dois reajustes de salários aos motoristas e as tarifas não foram reajustadas. Além disso, para o sindicato o índice de gratuidade no sistema de transporte chega a 26% na capital maranhense, enquanto a média nacional é de 8%.

Na realidade o desejo é reajustar as tarifas imediatamente e para isso o SET começa a pressionar de todas as maneiras a prefeitura de São Luís.

Com a “falência” do sistema de coletivos, Castelo ficará entre a cruz e a espada, pois estando num ano eleitoral e buscando a todo custo sua reeleição, um reajuste tarifário na passagem seria desastroso para a sua campanha eleitoral.

No entanto, se não conceder o aumento pretendido pelo SET, o usuário do transporte coletivo de São Luís irá sofrer cada vez mais com a péssima qualidade do serviço oferecido.

Desta forma João Castelo vai vendo o seu projeto de reeleição se distanciando e os problemas aumentando. Nesta reta decisiva ou o prefeito tira da cartola um coelho, ou pode até mesmo passar o vexame de não chegar sequer ao segundo turno das eleições.