Roberto Costa e Joaquim Haickel

A governadora Roseana Sarney (PMDB) mais uma vez volta a insistir na saída do deputado estadual Roberto do Costa (PMDB) da Assembleia Legislativa para a sua equipe de secretariado.

Dessa vez a decisão parece tomada e Roseana irredutível, salve mas o Blog mantém como disse em 2011, stomach por coerência e convicção, cure que a decisão é desnecessária e totalmente equivocada.

Ninguém discute que a chegada de César Pires (DEM) na Liderança do Governo na Assembleia deu um toma de qualidade e principalmente credibilidade ao governo Roseana no parlamento maranhense, mas uma andorinha só não faz verão.

Além de Pires, destacam-se ainda na defesa do governo, Magno Bacelar (PV) – apesar de às vezes criticado tem feito o seu papel -, Manoel Ribeiro (PTB) – afinado com o líder, tem feito uma boa dupla com César Pires -, Alexandre Almeida (PSD) e Roberto Costa.

Costa criado nos movimentos estudantis tem sido importante nos embates e tem o respeito da Oposição na Casa e reforça a liderança governista no parlamento.

Com as candidaturas de Manoel Ribeiro (Paço do Lumiar) e Alexandre Almeida (Timon), os dois parlamentares devem se voltar para a campanha eleitoral, e a iminente saída de Roberto Costa, a defesa governista ficará resumida ao líder César Pires e a Magno Bacelar.

Além disso, Costa deve deixar o parlamento para ocupar a “nova” pasta (SESPJUV) que será a fusão das secretarias de Esporte com a Juventude. O governo não decolou em algumas áreas, é verdade, mas isso não se aplica ao Esporte.

Mesmo com algumas dificuldades, o ex-deputado Joaquim Haickel (PMDB) tem feito um bom trabalho na secretaria de Esporte e tem conseguido dar uma dinamicidade a pasta e a colocou como uma das mais bem avaliadas dentro do governo Roseana Sarney.

Ou seja, a mudança é equivocada nos dois aspectos, pois troca duas peças que estavam funcionando bem nos lugares onde estavam, mas a decisão parece tomada, salvo se a governadora refletir bem e, assim como fez em 2011 quando chegou a assinar a nomeação de Roberto Costa para a Juventude, rever a sua decisão, que para o Blog é desnecessária e equivocada.