Deputados Arnaldo Melo e Marcos Caldas

Com a confirmação do secretário de Articulação Política, shop Hildo Rocha, da viagem da governadora Roseana Sarney (PMDB) para os Estados Unidos na comitiva da presidenta Dilma Rousseff (PT) no próximo mês, volta a ser discutido o(a) substituto(a) da governadora no Palácio dos Leões.

Os três primeiros na ordem sucessória estariam impedidos de assumirem o Governo do Estado, pois se optarem em ser governador durante uma semana estariam automaticamente abrindo mão da disputa eleitoral em 2012, direta ou indiretamente, e todos devem “participar” do pleito.

O vice-governador Washington Oliveira (PT) é pré-candidato a prefeito de São Luís, já o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo (PMDB), tem a filha que deve disputar a prefeitura de Colinas e o desembargador Guerreiro Junior, presidente do Tribunal de Justiça, tem a esposa que pode ser candidata em Guimarães.

Sendo assim, a disputa estaria entre o vice-presidente da Assembleia, Marcos Caldas (PRB) e a vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Maria dos Remédios Buna.

No Tribunal de Justiça já existe a possibilidade do desembargador Guerreiro Júnior tirar uma licença da presidência do TJ próximo da viagem da governadora, pois assim quem assumiria o Governo do Estado seria a presidente em exercício, desembargadora Buna, após a recusa de Washington Oliveira e Arnaldo Melo.

Entretanto, já existe a movimentação para que o parlamento estadual maranhense utilize o mesmo mecanismo. Ou seja, próximo da viagem da governadora, o presidente da Assembleia Arnaldo Melo tire uma licença e com isso, após a recusa de Washington Oliveira quem assumiria o assento no Palácio dos Leões seria o presidente em exercício da AL, Marcos Caldas.

Agora só depende de Arnaldo Melo.