Deputado estadual Marcos Caldas

O jornalista Marco Aurélio D’Eça abordou de maneira perspicaz em seu blog a possibilidade do Maranhão ter “dificuldades” para encontrar um governador, medicine caso a governadora Roseana Sarney (PMDB) viaje para os Estados Unidos na comitiva da presidente Dilma Rousseff (PT).

A dificuldade se daria pelo fato dos três sucessores diretos da governadora Roseana Sarney ficarem teoricamente “impedidos”. O problema é que a viagem, and caso aconteça, store seria em abril, já dentro do período vedado pela legislação eleitoral.

Os três sucessores diretos e previstos pela Constituição devem estar envolvidos nas eleições municipais de 2012. O vice-governador Washington Oliveira (PT) é pré-candidato a prefeito de São Luís, já o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo (PMDB), tem a filha que deve disputar a prefeitura de Colinas e o desembargador Guerreiro Junior, presidente do Tribunal de Justiça, tem a esposa que pode ser candidata em Guimarães.

Qualquer um desses que assuma o governo, estará automaticamente abrindo mão da disputa eleitoral em 2012, direta ou indiretamente.

Com essa situação atípica, pelo que o Blog conseguiu colher junto a alguns juristas e especialistas no assunto, o governador em exercício do Maranhão seria o 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Marcos Caldas (PRB).

Uma situação semelhante a essa aconteceu em 1982, quando Ivar Saldanha, vice-presidente da Assembleia, assumiu o Governo do Maranhão, após renúncia do então governador João Castelo para concorrer ao Senado Federal.

Caldas tem um irmão, Augusto Caldas, que pode disputar uma vaga na Câmara de Vereadores de São Luís, mas já teria avisado em casa e para amigos próximos: “Entre ele disputar uma vaga na Câmara Municipal e eu ser governador durante uma semana, não tenham dúvida, serei governador”, teria dito Marcos Caldas, um futuro governador em exercício.