Deputada Eliziane Gama fez o seu papel

O Blog cobrou um posicionamento e estranhou o silêncio dos deputados estaduais Eliziane Gama (PPS) e Bira do Pindaré (PT), pill no caso da morte do pedreiro Cristino Sousa que faleceu em casa após pedir atendimento médico quatro vezes pelo SAMU em São Luís (reveja).

A cobrança aos dois parlamentares foi pelo fato de ambos serem pré-candidatos à prefeitura da capital maranhense e teoricamente fazem Oposição a gestão João Castelo.

Nesta quinta-feira (15), a deputada Eliziane Gama informou que a Assembleia Legislativa, através da Comissão de Direitos Humanos acompanhará a apuração da denúncia de negligência e omissão de socorro por parte do SAMU.

“Negligência ou má vontade no atendimento. Infelizmente essa situação vem se repetindo na saúde de nosso Estado e da nossa cidade. A Comissão de Direitos Humanos vai acompanhar este caso e não vamos deixar que esta situação fique impune”, afirmou.

A deputada denunciou ainda a lentidão no atendimento que ocorre muitas vezes, não apenas no SAMU, mas em outras áreas da saúde pública. “Na semana passada liguei para o SAMU, e depois de me identificar e mostrar toda a minha indignação é que consegui a ambulância para uma pessoa que precisa de atendimento”, disse a parlamentar.

A deputada Gardênia Castelo, filha do prefeito João Castelo, comentou as medidas que foram adotadas pela secretaria de Saúde para a apuração dos fatos. “Sabemos que isto não traz a vida de volta, mas a secretaria de saúde está tomando medidas drásticas”, declarou.

Já o deputado Bira do Pindaré, presidente da Comissão de Direitos Humanos, simplesmente silenciou. O silêncio dele já era esperado por alguns, inclusive pelo vice-governador Washington Oliveira (PT), que afirmou ter recebido denúncias de ilações do deputado com o prefeito Castelo.

Agora imagina se fosse uma denúncia contra o Governo do Estado. Fatalmente Bira do Pindaré estaria na trincheira da Tribuna cobrando providências, mas curiosamente quando o assunto é na esfera municipal, o tom do discurso é outro e olha que Bira quer ser prefeito da capital maranhense.