Infelizmente, for sale mais uma vez, ficou comprovado que falta habilidade política para o atual Governo do Estado. A crise instalada no PROCON e que se transformou em novela com desfecho nada agradável, foi pessimamente conduzida.

Provocada pela ciumeira da secretaria de Direitos Humanos, Luiza Oliveira, a crise já é de conhecimento público desde dezembro de 2011, mas equivocadamente o governo fez de conta que nada sabia e não tomou nenhuma atitude, deixando o problema aumentar e o tornando irreversível.

Na semana passada, Luiza Oliveira concedeu declarações mentirosas ao Blog do Zeca Soares, que foi o estopim para a crise. A secretaria afirmava que o então gerente do PROCON, Felipe Camarão, havia pedido para deixar o órgão, fato esse contestado por Camarão.

A versão de Camarão foi comprovada com a sua exoneração divulgada em primeira mão pelo Blog nesta terça-feira (06), quando o mesmo permanecia trabalhando normalmente e foi pego de surpresa.

Durante a crise e a repercussão negativa da saída de um dos membros do governo que colaborou positivamente, pois era um dos gestores melhores avaliados pela classe política, imprensa e principalmente população, a própria governadora Roseana Sarney (PMDB), comandou uma reunião na última quinta-feira (1º), tentando encontrar uma saída positiva para a celeuma.

No entanto, nem mesmo a governadora teve habilidade para conduzir o problema. A orientação foi para que Camarão permanecesse trabalhando normalmente e que ele permaneceria no governo com possibilidades de vôos mais altos.

Só que por enquanto, o que Camarão passou foi um constrangimento enorme e desnecessário para quem apenas ajudou a divulgar positivamente o governo, ao receber surpreendentemente a sua exoneração quando exercia sua função pública. Até o momento o governo não oficializou o destino do gestor, que também oficialmente não se posicionou, talvez ainda aguardando uma nova função.

Da maneira como as coisas estão equivocadamente sendo conduzidas, nem é difícil nomearem Camarão secretário de Estado (seu nome vai sendo especulado na Secretaria de Desenvolvimento Social) e esquecerem de avisar o atual secretário da pasta.

Uma coisa todos os envolvidos na celeuma admitem, que teria sido bem menos doloroso e principalmente desgastante, para o governo, Luiza Oliveira, Felipe Camarão e até mesmo para o novo gestor do PROCON (Kleber Moreira), se a crise tivesse sido bem conduzida politicamente.

E dessa vez, não se pode repassar a culpa para terceiros, pois foi à própria governadora Roseana Sarney que conduziu o processo.