A Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (SEJAP) fez nesta segunda-feira (27), case a solenidade de abertura do ano letivo do sistema penitenciário maranhense. O evento, site que aconteceu no auditório do presídio São Luís, order contou com as presenças do secretário Sergio Tamer, o secretário adjunto de reintegração social, José Ribamar Cardoso e o coordenador de educação da SEJAP, João Lelis.

Com a abertura oficial das aulas dentro da unidade prisional de Pedrinhas, quase 200 alunos estão entre os matriculados para as aulas que acontecerão de segunda a sexta-feira no horário das 8h às 11h30 e pela tarde das 14h às 17h30.

Conforme o secretário Sergio Tamer, essa é uma oportunidade para os professores transmitirem novos valores e conhecimentos aos internos. “Aqui temos professores gabaritados que poderiam estar dando aula em outros lugares, mas estão aqui. Quem sai ganhando com isso são os internos que vão, com certeza, aprender muito”, disse o secretário.

O coordenador de assistência a educação e profissionalização, João Lélis Matos, explicou que a intenção é conscientizar a cerca da educação dentro do sistema prisional. “Mais do que o beneficio de remissão de pena este é o momento em que os internos podem enxergar o recomeço por meio do estudo, portanto é um momento de reflexão”, finalizou.