Agora é oficial. O maranhense Flávio Dino, 55 anos, é o mais novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

A solenidade de posse foi nesta quinta-feira (22) e foi presidida pelo ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF. A cerimônia contou com autoridades dos Três Poderes acompanham a solenidade, entre as quais o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). A lista de convidados, feita pelo próprio Dino, teve cerca de 900 nomes, entre ele o do governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB).

Dino fez um juramento de cumprir a Constituição e assinou o termo de posse. A solenidade durou pouco mais de 20 minutos. Após a cerimônia, Dino posou para fotos ao lado de convidados e recebeu cumprimentos.

O maranhense assume no lugar da ministra aposentada Rosa Weber, que deixou o STF em setembro do ano passado, e herdará 344 ações para relatar.

Flávio Dino é o décimo ministro indicado pelo presidente Lula para o STF. Além de Dino, o petista também indicou os ministros Cezar Peluzo, Ayres Britto, Joaquim Barbosa, Eros Grau, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Menezes Direito, Dias Toffoli e, mais recentemente, Cristiano Zanin.