A pouco mais de um ano das eleições, as pesquisas eleitorais já começam a desenhar os cenários da sucessão municipal de 2024, destacando ainda as gestões menos populares e as que se consolidaram nos municípios. É o caso da cidade de Vitorino Freire, na região do Pindaré, onde a prefeita Luanna Rezende desponta como uma das gestoras mais bem avaliadas do Maranhão.

De acordo com a pesquisa mais recente do Instituto Exata, que foi a campo entre os dias 14 e 16 e junho, a gestão da prefeita Luanna é elogiada quase por unanimidade, com 93% de aprovação popular. Ainda segundo a pesquisa, áreas fundamentais para a qualidade de vida da população e que sempre são de difícil gestão, como saúde e educação, tem aprovação de 88% e 74% respectivamente.

Ouvida por nossa reportagem, Luana Rezende destaca que, apesar de todas as dificuldades orçamentárias, sua gestão tem conseguido avançar, mantendo os pagamentos em dia e realizando obras, o que acaba movimentando a economia local, além de melhorar a infraestrutura da cidade. “Nossa cidade tem avançado bastante, temos conseguido entregar muitas obras pra população, a saúde e educação estão funcionando muito bem, o pagamento do funcionalismo está em dia, ou seja, com muito trabalho, seriedade e inovação temos conseguido construir uma cidade cada vez melhor e o reflexo desse trabalho está nessa aprovação que os vitorinenses mostram nessa pesquisa”, disse a prefeita.

A pesquisa Exata mostra ainda que o resultado dessa aprovação terá reflexo fundamental nas próximas eleições, com 55% dos entrevistados afirmando que vota com certeza no candidato que Luanna Rezende indicar, independente de quem seja o escolhido. Para os analistas políticos ouvidos pela reportagem, esse dado consolida a forte liderança da prefeita no município.

A prefeita Luanna, como toda grande liderança, está avaliando os cenários e dirá no momento certo quem herdará os votos de todo seu capital político.